Home > Foruns > Alimentação
 Comida caseira para gatos!
 Criar nova mensagem

Comida caseira para gatos!

Autor Mensagem
Mensagens: 5
Enviado: 23-08-2008 20:03:36
Tenho um gato há seis meses e não sei se posso dar-lhe comida feita em casa.

Até agora tem comido exclusivamente rações específicas para gatos, indicadas pelo veterinário, mas além de ser cara, muitas vezes seria mais prático se ele comesse da nossa comida.

Será que posso experimentar?


[Responder]  
Mensagens: 7
Enviado: 24-08-2008 20:04:17
Não há nenhum mal em darmos comida caseira aos nossos gatos mas temos que fazê-lo seguindo algumas regras. Além disso nem toda a comida que cozinhamos para nós é aconselhável para eles.

Muitos pessoas alimentam os seus gatos com comida caseira e usam geralmente carne cozida ou crua, purés de legumes, suplementos multi- vitamínicos e outros alimentos.

Este tipo de comida pode ser saudável se tivermos alguns cuidados.

Por exemplo, apesar dos gatos serem naturalmente resistentes a muitas das bactérias que a carne crua contém, é aconselhável cozinha-la ou pelo menos congela-la, antes dos gatos a comerem.

A carne também conter parasitas e outros organismos nocivos e, por esse motivo a carne crua é, por vezes, congelada, por algum período de tempo antes de ser utilizada.

Outro cuidado é usar suplementos vitamínicos específicos e vocacionados para gatos para compensar algumas carências que a comida caseira pode ter.

Os veterinários recomendam inclusive às vezes enzimas digestivas como suplementos numa dieta caseira.


[Responder]  
Mensagens: 1
Enviado: 17-11-2008 20:58:13
Se quiser dar vida longa e saudável ao seu gato, se quiser manter seu pelo bonito, se quiser q ele continue com os dentes sem cáries e tártaros... Dê apenas a ração correta e indicada pelo seu veterinário.. além do mais, o sal prejudica o rim do gato (Jamais de comida com sal para o seu bichinho!!!)
Você só pode dar 10% do total de comida q ele ingere em 24 hs em petiscos. Mas estes petiscos devem ser por ex: franco cozido na água, sem sal, danoninho... Ou seja, alimentos saudáveis: sem sal, açucar ou gorduras... OK??!!!

[Responder]  
Mensagens: 2
Enviado: 11-02-2010 15:20:06
ESTOU MUDANDO MEU PENSAMENTO EM RELAÇAO A ACHAR QUE SÓ RAÇAO FAZ BEM, TENHO 4 GATOS E PERDI UM EM SETEMBRO DE 2009 POR NIVEL ALTO DE CREATININA POR CAUSA DA RAÇAO E OLHA QUE A RAÇAO QUE LHES DOU É DE QUALIDADE E FOI RECOMENDADA PELA VETERINARIA DELES É A CAT CHOW DA PURINA. SO DAVA RAÇAO ATE AGORA, MAS HA DUAS SEMANAS DESCOBRI QUE MEU GATO DE 4 ANOS ESTA COM 2,2 DE CREATININA E ESTOU SUPER PREOCUPADA POIS SO DOU RAÇAO E NAO ENTENDO O PORQUE DESSA CREATININA ALTA. VOU PASSAR A DAR A DIETA DE ARROZ COM PEITO DE FRANGO DESFIADO E CENOURA RALADA OU ENTAO ARROZ COM CALDINHO DE FIGADO TUDO SEM SAL É CLARO. SABRINA - RJ


[Responder]  
Mensagens: 5
Enviado: 14-02-2010 0:47:28
A Cat Chow não é das melhores rações Há rações bem mais equilibradas que essa e que não são muito mais caras.

[Responder]  
Mensagens: 1
Enviado: 05-04-2011 15:17:57
O que já li sobre alimentação de gatos é o seguinte: Os gatos são animais essencialmente carnivoros. Humanos e cães são onivoros. Essa questão de onivoro x canirvoro implica que humanos e cães tem resistência maior a muitas toxinas encontradas em plantas, por isso não é aconselhável dar para gatos a mesma comida que é feita para gente ou cães. Por exemplo, cebolas, tomate e batatas são tóxicos para gatos (existem sites com listas das plantas tóxicas para gatos, é só fazer uma busca para acha-los).

Quando um gato pega uma presa na natureza ele a come inteira, incluindo visceras, ossos e o que estiver no estomago e intestino (já parcialmente digerido) da vitima. Então se você pretende dar comida feita em casa para um gato, tem que dar tudo, pele, gordura, mesculos, ossos e visceras. Por exemplo, a taurina (que é ingrediente em todas as rações para gatos) está presente no coração. Se não houver ossos na composição da comida, seu gato pode ficar com deficiência de cálcio.

O cozimento da carne degrada muitos nutrientes que podem fazer falta para o gato, portanto é melhor que eles comam a carne crua. Apesar de todos os parasitas que possam existir na carne crua, é assim que eles se alimentam na natureza. Você teria que tomar cuidado com relação ao fornecedor e a preservação dos ingredientes.

Outro detalhe, não é aconselhável dar ovo cru para os gatos, pois a clara possui uma enzima que a longo prazo faz mal para os bichanos.

Pode parecer esquisito, mas também não é aconselhável dar peixe cru para gatos.
Os peixes crus possuem Tiaminase, que destrói a Tiamina Vit B1 e a longo prazo não é bom para o gato.

Em um site sobre dieta caseira sugeriam que se pegasse um frango orgânico inteiro (com carcassa, ossos e visceras) e moesse. Depois congela em porções de uma refeição ai se pode servir quando necessário. É melhor dar frango orgânico pois os animais criados de forma industrial tomam antibióticos e hormônios em excesso.

Dá trabalho. Se não temos tempo para preparar a comida adequada para o gatinho, melhor dar ração de boa qualidade.
Se quiser evitar problemas renais, melhor dar ração húmida do que seca e sempre deixe água fresca e limpa a vontade para o bichinho.

[Responder]  
Mensagens: 35
Enviado: 16-11-2008 18:34:18
Eu penso que nâo e bom a comida caseira. As rações específicas para gatos estan pensadas pra eles e são equilibradas. A comida caseira pode provocar doenças i problemas de saúde importantes.

[Responder]  
Mensagens: 9
Enviado: 10-12-2008 21:17:50
A criadora onde comprei o meu Sisso disse-me que lhe podia dar frango cozido ou assado mas sem molhos alguns.

[Responder]  
Mensagens: 6
Enviado: 14-08-2010 6:13:12
Boa noite, o gato da minha mãe, o neguinho, só como a ração whiskas de carne, e ela da Rim de gado pra ele, foi uma criadora de gatos q indicou....e quando levo o meu para a casa dela, ele adora o rim, porém aqui em casa dou frango com uma pitadinha de sal para que nao estrague, tipo descongelo a noite para dar no outro dia, dou de meio dia e a noite, bem pouco, além da ração q ele como aos poucos. Gostaria de saber se o Rim faz algum mal, além de causar mau hálito, pois ele adora, da até dó de não dar....fora isso ele adora doces, não me encomoda com comidas, mas o cheiro de doce...é claro q não dou, além de passar o dedo e deixar ele dar umas lambidinhas...só para nao atacar as bichas q nem minha mãe fala......minha preocupação mesmo é em relação ao rim... obrigada!!!

[Responder]  
Mensagens: 6
Enviado: 14-08-2010 6:15:16
Ah....só mais uma coisa...alguém já ouviu falar de um gato q gosta de azeitona?? tipo ele sente o cheiro e vem correndo, mas acaba comendo só um pedacinho bemmmmm pequininho, ou dois...mas é engraçado....gostaria de saber se isso causa algum mal??...

[Responder]  
Mensagens: 8
Enviado: 16-08-2011 22:02:43
eu não sei se faz mal ou não mas é engraçado porque eu sem querer dei ao meu gato um pouco de caracol daquele que se compra num café ou bar(petiscos) e ele comeu todinho .Também gostaria de saber se lhe faz mal??

[Responder]  
Mensagens: 3
Enviado: 09-05-2011 14:40:32
A minha gata come sem problemas um iogurte sozinha, é bom ou mau??
e também gosta de queijo, já de leite só bebe raramente

[Responder]  
Mensagens: 8
Enviado: 16-08-2011 22:00:42
O meu gato tem 5 meses e eu um dia sem querer dei-lhe comida de adulto isso terá feito mal?

[Responder]  

Enviar nova Mensagem sobre este Tópico.

Utilize o espaço em baixo para enviar uma mensagem sobre este assunto sem responder a alguém em particular. Se pretender responder a alguém clique no link [responder]
Mensagem: 
Para enviar mensagens faça o login ou o registo
Códigos html permitidos

<b>negrito</b>
<i>itálico</i>
<pre>código</pre>
Outros sites :
Frases